Aconteceu em agosto

casos e causos das Semanas Euclidianas

 

Rachel Bueno

 

Capa do livro Aconteceu em agosto
Capa: Luiz Carlos Capellano

Participei pela primeira vez em 1980 e, desde então, nunca mais consegui deixar de estar presente…
Durante essas três décadas vivi muitas histórias, ouvi outras tantas e sempre contei quase todas. As pessoas sempre pediram para que fossem registradas a fim de que não se perdessem com o tempo.
O Dr. Osvaldo Galotti, nosso querido Galotti, grande euclidiano e responsável pelo início formal da Semana Euclidiana, e quem me convidou a entrar para o Ciclo de Estudos como professora, um dia sugeriu-me que escrevesse essas histórias para poder mostrar às gerações futuras um pouco daquilo que chamou de “a alma da Semana”. Sempre relutei, afinal acho que contá-las a pequenos grupos, sentada na praça, nos bares, ou aos pés do Cristo, era mais prazeroso do que escrevê-las, mas o tempo vai passando e algumas coisas vão se perdendo.
Algumas dessas histórias são contadas ano após ano, antes mesmo de minha chegada e, por isso mesmo não sabemos sua veracidade, mas é preciso registrá-las, sejam elas verdadeiras, ou pertencentes ao imaginário popular. É preciso mostrar às pessoas o quanto a Semana Euclidiana é humana.
O jornalista e escritor Antonio Contente, em uma de suas crônicas publicadas no Jornal Correio Popular, escreveu que uma crônica nasce “com o entrelaçamento de coincidências. Reais ou imaginárias…”
Não tenho pretensões literárias com essas crônicas e já antecipadamente quero dizer que a intenção é apenas homenagear a todos aqueles que em algum momento se fizeram presentes nesses 100 anos de Semanas Euclidianas, o maior movimento cultural ininterrupto desse país.
(Trecho da Apresentação)

Sumário

Agradecimentos aos amigos

Stenio Esteter que revisou os textos, Nicola S. Costa pela amizade e apoio incondicional, Luiz Carlos Cappellano pela arte da capa, Fausto Salvadori Filho que gentilmente autorizou o uso do título de uma crônica escrita no passado “Aconteceu em agosto”.

À minha família sem a qual nada disso seria possível.

Dedicatória

A todos que algum dia passaram por uma Semana Euclidiana.

Em especial ao dedicado Prof. Dálvaro da Silva que leu linha a linha de Os sertões comigo durante as férias de julho de 1981 para que eu não desistisse. Ao inesquecível e amado Dr. Osvaldo Galotti por dado ao Brasil a Semana Euclidiana e por ter me convidado para ser professora no ciclo de estudos euclidianos.

A São José do Rio Pardo por cuidar do culto euclidiano durante um século.

Como citar
SILVA, Rachel Aparecida Bueno da. Aconteceu em agosto: casos e causos das Semanas Euclidianas. pref. de Fausto Salvadori Filho. São Paulo: Casa do Novo Autor, 2012. 68 p. ISBN 978-85-7712-219-6. E-book in: EUCLIDESITE. Obras sobre Euclides da Cunha. Disponível em: https://euclidesite.com.br/aconteceu-em-agosto. Acesso em: [data]. Reprodução permitida somente para fins educacionais e desde que citada a fonte.