Teses e dissertações

Por ano de defesa

2023

COELHO, Giza Castro Moreira. História, memória e trauma n’Os Sertões de Euclides da Cunha. Orientação de José Elias Pinheiro Neto. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários e Interculturalidade) — Programa de Pós Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade, Universidade Estadual de Goiás, Goiânia.

REIS, Juliana de Souza dos. Contrastes da viagem e as visões do tempo em Os Sertões e em Tristes trópicos: diálogos entre história, literatura e etnografia. Orientação: Francine Iegelski. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) — Instituto de História, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

RODRIGUES, Lais Peres. Troias de Taipa: Canudos reinventada na Literatura, na Fotografia e no Cinema. Orientação de Ângela Maria Dias. 2023. 232 f. il. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) — Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói.

SAMPAIO, Sampaio, Sarah Hallelujah Vicentini de. Linguagem de chão: movências e atravessamentos no semiárido baiano. Orientação de Hélio Custódio Fervenza. 284 f. 2023. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Interessante análise da poética visual da paisagem do semiárido baiano identificadas em Os sertões, de Euclides da Cunha, fotografias de Flávio de Barros e documentos antigos sobre a remoção do meteorito de Bendegó.

2022

AMORIM, Gabriel Barbosa da Silva. “Obras primas de nossa literatura militar”: expectativas e recepções às narrativas de guerra de Alfredo Taunay e Euclides da Cunha. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em História e Cultura Social) — Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista, Franca.

DAHER, Anna Paula Teixeira. O abysmo das suspeitas: as narrativas da Tragédia da Piedade e a construção do mito de Euclides da Cunha (1866-1909). 2022. 218 f. Tese (Doutorado em História) — Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

FURTADO, Andréia Aliny de Lima. O sertão como representação geográfica: uma análise da relação real e imaginada em Os sertões de Euclides da Cunha. 2022. 60 f. Monografia (Graduação em Geografia) — Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

LIMA, Laura Gonçalves de. Guerras de Sertão: violência, segurança e cidadania no Brasil. 2022. 367 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia) — Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

OSMO, Alan. Memória da violência no Brasil: apagamentos e testemunhos. 2022. 180 f. Orientação de Márcio Seligmann-Silva. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. No quarto capítulo, o autor discute “a memória de dois episódios significativos da história do Brasil – a Guerra de Canudos (1896-1897) e o Massacre do Carandiru (1992) – a partir de duas obras artístico-literárias que buscaram testemunhar sobre a violência cometida: Os sertões (1902), de Euclides da Cunha, e Diário de um detento (1997), dos Racionais MC’s”.

SILVA, Alyne Karollayne Melquiades Souza da. O discurso geográfico no livro Os Sertões: as contribuições para a interpretação da formação territorial do Brasil. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

2021

CAMASSA, José Bento de Oliveira. Os icebergs e os seringais: representações e projetos políticos nos relatos de viagem de Roberto Payró sobre a Patagônia (1898) e de Euclides da Cunha sobre a Amazônia (1904-1905). 2021. 401 f. Dissertação (Mestrado em História Social) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

CORDEIRO, Tarcísio Fernandes. Orientação de Elisa Maria Amorim Vieira. Histórias de um trauma: memórias, testemunhos e ficção sobre a guerra de Canudos. 2020. 189 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) — Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

COURA, Letícia Barbosa. O coro antropófago no Bixiga: o processo de criação dos atuadores com a música n’Os Sertões do Teatro Oficina. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

FERNANDES, Ana Luiza Maia Gama. Inventando o fotolivro de literatura no Brasil: d’Os Sertões de Euclides aos Sertões de Bisilliat. Orientador: Karl Erik Schollhammer; co-orientador: Álvaro João Magalhães de Queiroz. 2021. 263 f. il. color. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.

2020

ESQUIOGA, Caio Martins Homem. “Os sertões” e a história do pensamento geográfico: a autonomização e formação do trabalho no Brasil. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

2019

ALMEIDA, Luis Fernando Ribeiro. O Sertanejo e seu epílogo amazônico: sobre a arquetípica do heroi lunar na Amazônia de Euclides da Cunha. 2019. 185 f. il. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) — Universidade da Amazônia, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Belém.

ARAÚJO, Débora Soares de. Euclides da Cunha: uma poética da paisagem. Orientação: Patrícia da Silva Cardoso. 2019. 146 f. Tese (Doutorado em Letras) — Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná.

DUARTE, Alexandra Cardoso da. Oficinas de leitura literária a partir de Os Sertões, de Euclides da Cunha. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) — Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, Sergipe.

FRANÇA, Flávio. Sertões à flora: as espécies vegetais no massacre de Belo Monte. Orientação de Aleilton Santana da Fonseca. 2019. 123 f. il. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Feira de Santana, Bahia. Função peculiar e descrição detalhada da flora em Os Sertões, de Euclides da Cunha.

PIRES, Eloá Carvalho. Ser-tão: a questão da tradução d’ Os Sertões em Euclides da Cunha. Orientação de Raimundo Nonato Barbosa de Carvalho. 2019. 263 f. il.  Tese (Doutorado em Letras) — Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espírito Santo, Goiabeiras, Vitória, Espírito Santo.

RODRIGUES, Matheus Wilson de Oliveira. Canudos revisitada: intersecções entre Euclides da Cunha e Mário Vargas Llosa. 2019. Dissertação (Mestrado em Integração da América Latina) — Programa Multidisciplinar Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, São Paulo.

2018

GUEBERT, Caroline Aparecida. Da intelectualidade princesina, o coração do Brasil: trajetória, sociabilidades cívico-letradas e a plasticidade do sertão imaginado no círculo euclidiano (Paraná, meados do século XX). 2018. 300 f. Dissertação (Mestrado em História) — Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Paraná.

NASCIMENTO, Geovanio Silva do. O sertão traduzido: estudo dos marcadores culturais do domínio ecológico, na tradução de Os Sertões para a língua espanhola. 2018. 263 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Estudos Linguísticos) — Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.

OLIVEIRA, Haroldo do Carmo. A potência literária dos contrastes e confrontos nos sertões euclidianos. Orientação de Anélia Montechiari Pietrani. 2018. 103 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) — Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

VARELA TAFUR, Ana Denise. Intrusos impertinentes: civilizadores, caucheros y regatones en la literatura del boom del caucho. Orientação de Lepoldo M. Bernucci. 2018. Dissertation (Degree granted in Spanish) — University of California, Davis. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

2017

GRAÇA, Alain Rocha. Representação metafórica do homem em textos amazônicos de Euclides da Cunha. 2017. 101 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

NOGUEIRA, Nathália Sanglard de Almeida. Um peregrino entre selvas e desertos: as viagens ao Brasil ignoto e a escrita do outro de Euclides da Cunha. Orientação de Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro. 2017. 311 f. Tese (Doutorado em História) — Instituto de História, Universidade Federal Fluminense.

OLIVEIRA, Ângela Pereira da Silva. Os Sertões de Euclides da CunhaOs Sertões de Euclides da Cunha: uma (re)leitura estético-política da guerra de Canudos. 2017. 215 f. Tese (Doutorado em História) — Instituto de História, Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais.

RAMOS, Cláudia de Socorro Simas. Mentalidade e residualidade do ano mil N’Os Sertões, de Euclides da Cunha. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

SILVA, Varlei da. Testemunho de massacre na elaboração da obra Os Sertões (1902) de Euclides da Cunha. Orientação de José Alves de Freitas Neto. 2017. 180f. Dissertação (Mestrado em História Cultural) — Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas.

VOLKER, Camila Bylaardt. Uma superfície líquida, barrenta e lisa: A paisagem amazônica em Euclides da Cunha e Constant Tastevin. Orientador: Carlos Eduardo Schmidt Capela. 2017. 401 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

2016

CABELLO, Camila Faustinoni. Os sertões no século XXI: a beleza que Euclides não viu. 2016. 160 f. Tese (Educação, Arte e História da Cultura) — Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

CARDOSO, Eduardo Wright. Em busca da cor local: os modos de ver e fazer ver nas obras de José de Alencar e Euclides da Cunha. 2016. 282 f. Tese (Doutorado em História) — Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

COLLACIO, Talita Yosioka. Os Sertões de Euclides da Cunha e “os sertões” de Caio Prado Júnior: um universo entre história e literatura. Orient. de Alexandre de Freitas Barbosa. 2016. 177f. Dissertação (Mestrado) — Instituto de Estudos Brasileiros, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FERREIRA, Antenor da Silva. Euclides da Cunha: Integração, Paisagem e Topofilia. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

FREITAS, Leandro Leal de. Um século de narrativas euclidianas e conselheiristas: interpretações sobre Antônio Conselheiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) — Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.

LUNA, Sarah Borges. Os Sertões e as favelas: as primeiras representações. In: Cenas de uma cidade à parte: entre a representação e a rememoração da favela cinematográfica. Orientação de Leila Beatriz Ribeiro. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. ff 28-42.

PEREIRA, João Henrique Belos. A apropriação do inapreensível: a raça em Os Sertões. 2016. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Literatura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.

2015

BOTTINELLI WOLLETER, Alejandra. Los incómodos: intelectuales y crisis de fin de siglo en Perú, Brasil y México: Manuel González Prada, Euclides da Cunha y Justo Sierra. 2015. Tese (Doctor en Estudios Latinoamericanos) – Centro de Estudios Culturales Latinoamericanos, Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad de Chile, Santiago. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

DIAS, Léa Costa Santana. Euclides da Cunha em terras baianas e amazônicas: impressões de um viajante sobre sertões brasileiros e outros espaços. 2015. Tese (Doutorado em Letras) — Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia. Trabalho publicado em 2021 pela EDUFBA (Editora da Universidade Federal da Bahia) e disponível no Repositório da Universidade Federal da Bahia.

WING, Heath. States of exception on American frontiers: Biopolitics, violence, and nation in Blood Meridian, Martín Fierro, and Os Sertões. 2015. 335f. Dissertation ETD (Doctor of Philosophy) — Graduate Faculty of Texas Tech University, Texas Tech University, Texas, USA.

LIMA, Laís Rocha de. Entre história, boatos e Vendéias: a descoberta do homem sertanejo em Os Sertões. 2015. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) — Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

RIBEIRO, Ester Sanches. Desordem e retrocesso: os discursos científicos e cientificistas acerca da Guerra de Canudos na imprensa. 2015. 350f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo.

RODRIGUES, Lais Peres. Euclides da Cunha: poeta do entrelugar. 2015. 126 f. Orientação: Anélia Montechiari. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) — Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

SILVA, Célio Leandro da. Terra sem história: identidade e história na Amazônia de Euclides da Cunha. Orientação de Marçal de Menezes Paredes. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em História) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

2014

CORDEIRO JÚNIOR, Jussaty Luciano. As múltiplas matrizes discursivas da obra Os Sertões de Euclides da Cunha. 191 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

FERREIRA, Regiane da Silva. O custo social da honra no Brasil republicano: o drama de Euclides da Cunha e Anna Emília Solon. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) — Centro de Ciências do Homem, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campo dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

LEANDRO, Rafael Voigt. Os ciclos ficcionais da borracha e a formação de um memorial literário da Amazônia. 2014. 220 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira)  — Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Instituto de Letras, Universidade de Brasília, DF. Destacamos o primeiro capítulo,  “Entre Euclides da Cunha e Alberto Rangel”, em que o estudioso afirma que Euclides da Cunha e Alberto Rangel são responsáveis por uma reviravolta na prosa amazônica, sendo, por vezes, considerados como pontos cruciais do início da literatura moderna do Norte. Na linha dos estudos memorialistas desta tese, atribui-se a Euclides e Rangel a formação de uma protomemória do ciclo da borracha. (46)

MANGUEIRA, Luciana de Oliveira. A luta da terra nas literaturas portuguesa e brasileira: A linha marcada no chão que une José Saramago e Euclides da Cunha. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Portuguesa) — Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

RESSURREIÇÃO NETO, Domingos Joaquim da. O momento histórico para o romance no Brasil: a contribuição de Euclides da Cunha. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de linguagem) — Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

SILVA, Eduardo Viana da. The Devil in the Brazilian Backlands. 2014. 205 f. Thesis (Philosophy in Hispanic Languages and Literatures) — University of California, Santa Barbara.

SILVA, Maria da Luz Soares da. Viagens na minha terra: a Amazônia (re)visitada no Inferno Verde. 2014. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) — Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

2013

DIANA, Marcelo Henrique Nogueira. O demônio familiar: pensamento social e psiquismo em Os Sertões. 2013. 324 f. Tese (Doutorado em Ciência Política) — Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

GUEDELHA, Carlos Antônio Magalhães. A metaforização da Amazônia em textos de Euclides da Cunha. 2013. 317 f. Tese (doutorado em Linguística) — Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

LIMA, Helder Silva. Tempo e historicidade em Os Sertões de Euclides da Cunha. 2013.  122 f. Dissertação (Mestrado em História) — Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

NOGUEIRA, Nathália Sanglard de Almeida. Margear o outro: viagem, experiência e notas de Euclides da Cunha nos sertões baianos. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em História) — Departamento de História, Universidade Federal Fluminense Niterói.

SANTOS, Carolina Correia dos. Às margens: um estudo ao redor de Os Sertões, Native Son e Cidade de Deus. 2013.  244f. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

2012

CORRÊA, Vitor de Abreu. Os diários de Taunay e Euclides da Cunha: um estudo sobre o início da correspondência de guerra no Brasil. 2012. 167 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, DF.

KUNST, Rafael Vicente. Os usos da antiguidade clássica na elaboração dos conceitos de barbárie e civilização na obra Os Sertões. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado em História) — Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

NALLINI, Gisele. Dioniso n’ Os Sertões brasileiros: a experiência religiosa do Teatro Oficina. 2012. 155 f. Dissertação (Mestrado em Religião e Campo Simbólico) — Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PANAROTTO, Demétrio. Glauber Rocha (de Xenofonte a Euclides da Cunha, de Euclides da Cunha a Xenofonte). 2012. 248 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

PINHEIRO, Lidiane Santos de Lima. A construção do acontecimento histórico: o discurso do jornal O Estado de São Paulo sobre a Guerra de Canudos e sobre as comemorações do seu centenário. 2012. 2 v. 417 f. il. Orientação de Giovandro Marcus Ferreira. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas) — Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Comunicação, Salvador. Trabalho publicado em 2015 pela Edufba.

SANTOS, Robson Caetano dos. Estratégias do contar: Um estudo das micronarrativas em Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. 2012. 72 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa) — Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte.

SILVA, Kilder Barbosa da. Um divagar pouco atraente: O tema das raças em Os Sertões de Euclides da Cunha. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) — Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes.

2011

FARIAS, Francisca Diana Pereira de. O complexo geográfico em Os Sertões de Euclides da Cunha. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

PEREIRA, João Batista. As latitudes do trágico em Os Sertões. 2011. 193f. il. Tese (Doutorado em Letras) — Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

SILVA, Marcelo Barbosa da. Como inventar uma nação: o ensaio de interpretação do Brasil em Varnhagen, Joaquim Nabuco e Euclides da Cunha. 2011. 131 f.  Tese (Doutorado em Literatura Comparada) — Instituto de Letras, Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2010

ESPINOZA CÁRDENAS, Freddy Orlando. La Vorágine de Euclydes da Cunha: um livro de meu amigo mental José Eustasio Rivera. 2010. 116 f. Tesis (Magister en Estudios Amazónicos) — Universidad Nacional de Colombia, Sede Amazonia Leticia, Colombia. Trabalho foi publicado pela Livraria da Universidade Federal do Amazonas (Livraria Lua) em 2014.

PIMENTEL, Talita Cristina. A nação e seus outros: uma leitura subalterna de Os Sertões, de Euclides da Cunha. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, São Carlos.

PIMENTEL, Telmo de Maia. História e transfiguração em Os Sertões, de Euclides da Cunha. 2010. 67 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) — Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Departamento de Letras, Goiânia.

REGO, Tarciso Gomes do. Vargas Llosa reescreve Euclides: uma proposta de Brasil. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras Latinas) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Letras Latinas, Rio de Janeiro.

SOUZA, Natalia Peixoto Bravo de. A militância em torno da glorificação de Euclides da Cunha: um projeto político-ideológico. 2010. 146 f. Dissertação (Mestrado em História Social) — Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, São Paulo.

2009

ANTONACCI, Dagmar Patricia Mc Quade. Os sertões de Euclides da Cunha e a engenharia espetacular do Teat(r)o Oficina de José Celso Martinez Corrêa. Orientação de Marcos Antônio Alexandre. 2009. 156 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) — Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte.

ARNT, Gustavo. Os Sertões e a questão nacional na literatura brasileira. Orientação de Germana Henriques Pereira de Sousa. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Brasília. Avaliação cuidadosa da posição política antinômica do intelectual Euclides da Cunha à luz da filosofia da história de Walter Benjamin.

BECHELLI, Ricardo Sequeira. Metamorfoses na interpretação do Brasil: tensões no paradigma racial (Silvio Romeiro, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Oliveira Vianna). 2009. 420 f. Tese (Doutorado em História social) — Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo.

BENEVIDES, Mário Henrique Castro. Sertões em guerra: civilização e mudança social em Euclydes da Cunha. Orientação de Maria Sulamita de Almeida Vieira. 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

FERNANDES, Marcos. Literatura e história no contexto religioso d´Os Sertões, de Euclides da Cunha. 2009. 94f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

OLIVEIRA, César Gonçalves de. Quant’Os sertões: escritura e experiência literária em Os sertões, de Euclides da Cunha. 2009. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) — Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

2008

ALMEIDA, Luiz Alberto Scotto de. Desilusão republicana: percursos e rupturas no pensamento de Sílvio Romero, Euclides da Cunha e Lima Barreto. Orientação de João Hernesto Weber. 2008. 340 f. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis.

BARONI, Maria Alice Lima. A construção dos efeitos de verdade em Os sertões e Abusado. 2008. 163 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) — Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Comunicação Social, Rio de Janeiro.

BARRETO, Paulo de Tarso Oliva. Os Sertões: uma interpretação gráfica. 2008. 156f. Tese (Doutorado em Artes) — Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. Trabalho revolucionário e, embora acadêmico, de cunho artístico e pessoal sobre a poética visual de Os Sertões.

CASTRO, Raquel de. Os Sertões, de Euclides da Cunha, como arquivo cultural de memória e resistência. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria Literária) — Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras, Juiz de Fora.

COSTA, Andréia Rosmaninho. Eça de Queirós e Euclides da Cunha: interdiscursividade jornalístico-literária. 2008. 255 f. Orientação de Marlise Vaz Bridi. Tese (Doutorado em Letras) — Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

FREITAS, Marcos Roberto Batista de. A Literatura Comparada como heterotopologia: uma perspectiva foucaultiana para Os Sertões e O Coração das Trevas. 2008. 159f. Dissertação (Literatura comparada) — Centro de Estudos e Humanidades, Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Infelizmente, não aprofundou a compreensão espacial de Humboldt (o autor leu-o diretamente?), mas a visão, emprestada de Foucault, de que a compreensão espacial da realidade é tão importante quanto a perspectiva histórica, faz dessa dissertação um texto fundamental para o entendimento da obra de Euclides da Cunha.

LIMONGI, Joana Alice Pinheiro. Fazer um múltiplo brasileiro: José Celso Martinez Corrêas, Uzyna Uzona e a montagem de Os Sertões. 2008. 233 f. il. Dissertação (Mestrado em Arte) — Instituto de Artes, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

SANTANA, Ady Sá Teles. Rotas do sertão: Patativa do Assaré e Euclides da Cunha entre identidade e representação. Orientação de José Carlos Barreto de Santana. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e diversidade cultural) — Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Letras e Artes, Feira de Santana.

2007

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Um olhar nacional sobre a Amazônia: apreendendo a floresta em textos de Euclides da Cunha. 2007. 265 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre.

MADEIRA, Vander da Conceição. A selva: viagem de descobrimento. Orientação de Paulo Fernando da Motta de Oliveira. 2007. 74f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

MOREIRA, Raimundo Nonato Pereira. A nossa Vendéia: o imaginário social da Revolução Francesa na construção narrativa de Os sertões. 2007. 350 f. Tese (Doutorado em História) — Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, São Paulo.

RIBEIRO, Fabrício Leonardo. Febre na selva: a Amazônia na interpretação de Euclides da Cunha. Orientação de Márcia Regina Capelari Naxara. 2007. 170 f. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Franca, São Paulo. Um dos melhores levantamentos bibliográficos de todos os tempos. Em um país onde ninguém lê ninguém, o pesquisador realmente leu e comentou teses, dissertações e clássicos do euclidianismo para falar com propriedade sobre o Euclides amazônico. Apesar de ser um mestrado, chega a aventar hipóteses interessantes que, espero, venham a ser desenvolvidas com mais liberdade em um livro ou até mesmo em um doutorado.

ROCHA, Iraci Simões da. Imagens do intelectual Euclides da Cunha: permanência e deslocamentos. 2007. 304 f. Tese (Doutorado em Letras) — Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, Salvador.

2006

BATISTA, Alexandre Blankl. Mentores da Nacionalidade: a apropriação das obras de Euclides da Cunha, Alberto Torres e Farias Brito por Plínio Salgado. 2006. 170 f. il. Dissertação (Mestrado em História) — Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Porto Alegre.

GOMES, Mitizi de Miranda. Traduzindo a alteridade: a questão da identidade nacional em Eduardo Acevedo Díaz e Euclides da Cunha. 2006. 223 f. il. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) — Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso. Um olhar nacional para a Amazônia: apreendendo a floresta em textos de Euclides da Cunha. Orientação de Maria Lúcia Castagna Wortmann. 2006. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SANTOS, Celina Leal dos. A poetização do espaço nos sertões de Euclides e Rosa. 2006. 182 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica Literária) — Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Comunicação e Filosofia, São Paulo.

SIMONI, Mariana Maia. O gosto da luta: Os Sertões como estratégia de construção teatral. Orient. Heidrun Krieger Olinto. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Departamento de Letras do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SOUZA, Ricardo Luiz de. Identidade nacional e modernização na historiografia brasileira: o diálogo entre Romero, Euclides, Cascudo e Freyre. 412 f. Tese (Doutorado em História) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

XAVIER, Lidia de Oliveira. Fronteira Oeste Brasileira: entre o contraste e a integração. 2006. 242 f. Tese (Doutorado em História) — Departamento de História, Universidade de Brasília, Brasília, DF.

2005

MOREIRA, Francisco Ferreira. As imagens infernais em Os Sertões e Ensaio sobre a Cegueira: uma leitura mitopoética. Orientação: Profa. Dra. Márcia Valéria Zamboni Gobbi. 2005. 227 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) — Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo.

OLIVEIRA, Élcio Lucas de. Amazônia: tempo e lugar de onde falam Euclides da Cunha e Ferreira Castro?  2005. 140 f. Tese (Doutorado em Letras) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

RAMON, Ieda Valquiria Magalhães. A Amazônia e o Pacífico em Euclides da Cunha: no centro da história? Orientação de Enrique Amayo Zevallos. 2005. 118 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Araraquara, São Paulo.

2004

ASTONI, Sílvia Aparecida Ferreira. Avessos do olhar: a construção de diferentes “ethos” sobre o “ser” jagunço no sertão de Guimarães Rosa e Euclides da Cunha. 2004. Orientação de Márcia Marques de Morais. Iniciação Científica (Graduação em Letras) — Instituto de Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coração Eucarístico, Belo Horizonte. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

LIMA, Lidiane Santos de. Comunicação em tempo de guerra: Euclides da Cunha, os jornais e a Campanha de Canudos. Orientação de Rubens Alves Pereira, co-orientação José Carlos Barreto de Santana. 2004. 170 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) — Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia.

MORAES, Maria Thereza Didier de. Miragens peregrinas de Brasil no sertão encantado de Ariano Suassuna. 282 f. 2004. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Publicado posteriormente sob o título Miragens Peregrinas: Sertão e Nação em Euclides da Cunha e Ariano Suassuna (Edusp, 2012).

REBECHI JUNIOR, Arlindo. A caminho dos sertões: o processo e a técnica de Euclides da Cunha na composição dos textos publicados em O Estado de S. Paulo durante a guerra de Canudos (1897). Orientação de José Alcides Ribeiro. 2004. 240 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVA, Osvaldo Felix da. Os sertões: justaposição entre discurso literário e discurso científico. Orientação de Lenira Marques Covizzi. 2004. 189 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) — Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo.

SILVA, Rachel Aparecida Bueno da. O projeto de construção da nação republicana na visão de Euclides da Cunha. Orientação de Sérgio Eduardo Montes Castanho. 2004. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Departamento de História, Filosofia e Educação, Unicamp, Campinas. Competente dissertação que, inclusive, resgata documentação inédita.

VASCONCELLOS, Pedro Lima. Terra das promessas, Jerusalém maldita : memórias bíblicas sobre Belo Monte (Canudos). 2004. 394 f. Tese (Doutorado em Ciências sociais) — Departamento de Sociologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Material indispensável sobre a presença dos textos bíblicos em Os Sertões.

2003

DIAS, Léa Costa Santana. O (des)tecer de enredos: uma leitura d’Os Sertões, de Euclides da Cunha. 2003. 134 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural) — Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.

DORIS, Wieser. Lateinamerikanische Wirklichkeit in Historiographie Und Fiktion Os Sertões Von Euclides Da Cunha Und La Guerra Del Fin Del Mundo Von Mario Vargas Llosa Im Vergleich. 2003. Dissertation (Romanisches Seminar) — Georg-August-Universität Göttingen, Göttingen (Alemanha). Não foi possível ter acesso ao trabalho. Felizmente, foi publicado pela GRIN Verlag.

OLIVEIRA, Alfredo Cesar Tavares de. Da análise ambientalista de José Bonifácio à abordagem socioambiental em Os sertões de Euclides da Cunha. 2003. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) — Centro de Estudos Gerais, Universidade Federal Fluminense, Niterói. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

PACHECO, André Pinto. Literariedade e cientificidade em Os Sertões: a recepção crítica recente (1943-2001). Orientação de Miriam V. Gárate. 2003. 133 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, São Paulo.

PONTES, Kassiuz Diniz da Silva. Euclides da Cunha, o Itamaraty e a Amazônia. 2003. 109 f. Dissertação (Mestrado profissionalizante em Diplomacia) — Instituto Rio Branco, Ministério das Relações Exteriores, Brasília. Trabalho merecidamente publicado em 2005 pela Fundação Alexandre de Gusmão.

RAGGI, Mariana Guedes. Imagens dos sertões na obra de Euclides da Cunha. Orientação de Cássio Eduardo Viana Hissa. 2003. 102 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Departamento de Geografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

2002

LIMA, Eli de Fátima Napoleão de. História e narrativa: Euclides da Cunha na Amazônia. Orientação de Francisco Carlos Teixeira da Silva. 2002. 346 f. Tese (Doutorado em Sociologia) — Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica (RJ). Não foi possível ter acesso ao trabalho.

MASCHIETTO, Carmen Cecília Trovatto. A construção da identidade euclidiana em São José do Rio Pardo: uma ponte entre a história e a memória. Orientação de Regina Maria do Rego Monteiro de Abreu. 2002. 191 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Documento) — Departamento de Memória Social, Curso de Pós-Graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro. Lançado em livro intitulado A tradição euclidiana: uma ponte entre a história e a memória (Arte e Ciência, 2002).

SILVA, José Alexandre Vieira da. Literariedade e ficcionalidade n‘ Os Sertões de Euclides da Cunha. Orientação de Mário Cezar Silva Leite. 2002. Dissertação (Mestrado em História) — Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

2001

AZEVEDO, Viviane Milward de. Os deslocamentos da morte: uma leitura transdisciplinar de Os Sertões. 2001. 141 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

FERNANDES, Marcos Rogério Cordeiro. A linguagem secreta de Euclides da Cunha: forma dialética e estilo literário em Os Sertões. Orientação de Ronaldes de Melo e Souza. 192 f. 2001. Tese (Doutorado em Letras) — Departamento de Letras Vernáculas, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

JOHNSON, Adriana Michele Campos. The sentences of history: writing, difference and the state in Latin America. A study of Bartolome de las Casas, Euclides da Cunha and Augusto Roa Bastos. xiii, 362 f. 2001. Thesis (Ph.D. Romance Studies Major) — Department of Romance Studies, Duke University, Durham, North Carolina. Não foi possível ter acesso ao abstract e, tampouco, ao trabalho. Felizmente, a pesquisadora publicou Os Sertões: Nationalism by Elimination. In: Sentencing Canudos: Subalternity in the Backlands of Brazil. University of Pittsburgh Press, 2010. pp. 105-137.

PAREDES, Marçal de Menezes. Em busca da identidade nacional: tempo, história e memória em Os Sertões, de Euclides da Cunha. 2001. 192 f. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Publicado com o título Memórias de um ser-tão brasileiro: Tempo, História e Memória em Os Sertões de Euclides da Cunha (Curitiba, Juruá, 2003).

SCHÄFER, Fábio Maurício. Imagens e identidades em Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Guerra de Canudos, de Sérgio Rezende. Orient. de Benito Martinez Rodriguez. 2001. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. Publicado em 2006 pela Imprensa Oficial sob o título Projeção d‘Os Sertões: imagens e identidades em Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Guerra de Canudos, de Sérgio Rezende.

2000

BARROS, Wagner Santos de. Euclides da Cunha, a Amazônia e os viajantes: o pensamento nacional no paraíso em construção. Orientação de Luiz de França Costa Lima Filho. 2000. 144 f. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) — Departamento de História, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

FABRÍCIO, Valéria de Castro. Revelações de criação no capítulo “A Luta” de Os Sertões. 2000. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS). Não foi possível ter acesso ao trabalho.

GOMES, Gínia Maria de Oliveira. A travessia de uma terra ignota: leitura de Os Sertões, de Euclides da Cunha. Orientação de Kathrin Holzermayr Lerrer Rosenfield. 2000. 306 f. Tese (Doutorado em Letras) — Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

PAULA, Everton de. Canudos: por que não enviaram mestres-escola em lugar de fuzis? 2000. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Práticas Educativas) — Universidade de Franca, Franca, São Paulo.

ROCHA, Fátima Cristina Dias. Quando a morte é a vez: imagens do sertanejo na ficção brasileira — de Euclides da Cunha a Clarice Lispector. Orientação Antônio Carlos Secchin. 2000. 361 f. Tese (Doutorado) — Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

1999

BERETTA, Adonira Batista Pereira. Aspectos históricos e literários de Os Sertões de Euclides da Cunha. Orientação de José Guimarães Mello. 1999. 205 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) — Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, São José do Rio Preto, São Paulo.

SOUZA, Mary Márcia Alves. Civilização e barbárie: duas faces do sertão. Orientação de Ivete Lara Camargos Walty. 1999. 153 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) — Faculdade de Letras, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

VÖLCKERS, Astrid. Historiographie, Ästhetik, Naturwissenschaft: der hybride Charakter von Os Sertões von Euclides da Cunha. 144 Seiten. 1999. Dissertation. Universität Hamburg, German.

1998

AYALA GÓMEZ, Mónica. El espacio hecho palabra: imágenes del sertão brasilero en Euclides da Cunha, João Guimarães Rosa y Mario Vargas Llosa. 1998. 296 f. Ph. D. University of Miami.

BAGGIO, Kátia Gerab. A “outra” América: a América Latina na visão dos intelectuais brasileiros das primeiras décadas republicanas. 1998. 224 f. Tese (Doutorado em História social) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FREIRE, Eduardo Miguel Passarella. Euclides da Cunha na cultura brasileira. 1998. 118 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Instituto de Ciências Humanas e Letras, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

NOVAES, Cláudio. Da migração ao nomadismo: Os Sertões em Vila Real, Deus e o diabo na terra do sol e Na quadrada das águas perdidas. 1998. 166 f. il. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) — Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

OLIVEIRA, Ricardo de. Sertão e nação: Euclides da Cunha e a construção da brasilidade sertaneja. 1998. (Pós-graduação em História) — Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SALLES, Maria Inês Pinheiro Cardoso. Cicatrizes submersas d’ Os Sertões: Descartes Gadelha e Euclides da Cunha em correspondência. Orientação de Angela Maria Rossas Mota de Gutiérrez. 1998. 300 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Departamento de Letras, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Trabalho pioneiro e multidisciplinar que realmente mereceu a publicação (São Paulo, Cone Sul, 2000). A sua tese: A produção plástica de Descartes Gadelha concorda com o texto de Euclides, discorda dele e o subverte, gerando um resultado de grande riqueza semântica e visual.

SANTANA, José Carlos Barreto de. A Contribuição das Ciências Naturais para o consórcio da ciência e da arte em Euclides da Cunha. Orientação de Maria Amélia Mascarenhas Dantes. 1998. 224 f. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Trabalho publicado em 2001, sob o título Ciência & arte: Euclides da Cunha e as ciências naturais, pela Hucitec em parceria com a própria Universidade Estadual de Feira de Santana.

1997

ABREU, Regina Maria do Rego Monteiro de. O historiador dos bárbaros: a trajetória de Euclides da Cunha e a consagração de Os Sertões. Orientação de Luiz Fernando Dias Duarte. 1996. 2v. il. Tese (Doutorado em Antropologia Social) — Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional, Rio de Janeiro, 1997. Felizmente, a tese foi lançada em livro (O enigma de Os Sertões, Rio de Janeiro, Funarte/ Rocco, 1998) com detalhes de xilogravuras de Joel Borges.

ALBUQUERQUE, Amaury de Sá. Processos de adjetivação em Os Sertões, de Euclides da Cunha. Orientação de Evanildo Cavalcante Bechara. 1997. 297 f. Dissertação (Mestrado) — Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

LEMOS, Maria Alzira Brum. Os Sertões e o que nós chamamos de realidade: ciência e simbolismo num clássico da literatura. Orientação de José Amálio Pinheiro. 1997. 270 f. Tese (Doutorado em Literatura e Semiótica) — Faculdade de Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Publicado sob o título O doutor e o jagunço: ciência, mestiçagem e cultura em Os Sertões (Arte & Ciência). Esgotado. Livro indispensável para todos os euclidianos e para qualquer um que tenha interesse em trabalhar a linha Sociologia-Literatura a partir do problema da identidade nacional. Aliás, temos pela primeira vez uma abordagem ampla, científica e não meramente descritiva da questão racial em Euclides.

LIMA, Nisia Verônica Trindade. Um sertão chamado Brasil: intelectuais sertanejos e imaginação social. 1997. 289 f. Tese (Doutorado em Sociologia) — Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro. Trabalho ampliado e reeditado pela editora Hucitec em 2013.

PINTO, Lúcia Ricotta Vilela. Descrição da natureza: Alexander von Humboldt e Euclides. Orientação de Luiz de França Costa Lima Filho. 1997. 157 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) — Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

1996

CREMONESE, Dejalma. História e Filosofia: relações entre o esquema hegeliano e Os Sertões de Euclides da Cunha. Orientação de Glenn W. Erickson. 1996. Dissertação (Mestrado em Filosofia) — Departamento de Filosofia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), 1997. Lançado em livro pela Editora Inijuí (1988). Temos algumas reservas ao trabalho, mas ineditismo e riqueza da temática fazem valer a pena.

FERNANDES, Marcos Rogério Cordeiro. A construção da subjetividade em Os Sertões. Orientação de Carlos Alberto Sepúlveda Alves. 1996. 78 f. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) — Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

PETRILLO, Regina Pentagna. Euclides da Cunha: do litoral para Os Sertões — o trajeto de uma visão crítica. Orientação de André Bueno. 1996. 267 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Literatura) — Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

1995

GÁRATE, Miriam Viviana. Olhares Cruzados: entre Sarmiento e Euclides da Cunha. Orientação de Luiz Carlos da Silva Dantas. 1995. Tese (Doutorado) — Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp, Campinas. Publicado em livro com o título Civilização e barbárie nos sertões: entre Domingo Faustino Sarmiento e Euclides Da Cunha (Mercado de Letras, 2001). Trabalho erudito e difícil de ser superado sobre a presença de Sarmiento na obra de Euclides.

MURARI, Luciana. Brasil, ficção geográfica: ciência e nacionalidade n‘ Os Sertões. 1995. 230 f. Tese (História do Brasil) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Não foi possível ter acesso ao trabalho, mas ele foi revisado e publicado, em 2007, com o título Brasil, ficção geográfica: ciência e nacionalidade no país d’Os Sertões, pela Annablume e FAPEMIG. Num escopo ainda mais amplo do que os trabalhos anteriores, publicou Natureza e cultura no Brasil (1870-1922) pela Alameda Editorial (São Paulo, 2009).

ROLAND, Ana Maria Lopes. Fronteiras da palavra, fronteiras da História: contribuição à Sociologia do conhecimento da América Latina, através da leitura de Euclides da Cunha e Octávio Paz. Orientação de Lúcio de Brito Castelo Branco. 1995. Tese (Doutorado) — Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, Brasília. Lançado em 1997 pela Editora da Universidade de Brasília.

1994

CARVALHO, Flávia Paula. Representação da natureza no regionalismo pré-modernista. Orientação de Therezinha Apparecida Porto Ancona Lopez. 1994. 118 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Publicado pela Hucitec, em 2005, com o título A natureza na literatura brasileira: regionalismo pré-modernista.

SANTANA, José Carlos Barreto de. Euclides da Cunha e a Escola Politécnica de São Paulo: a história de um desencontro ou um desencontro que não entrou na história. 1994. 59 f. Dissertação (Mestrado profissionalizante) — Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Não foi possível ter acesso ao trabalho. Contudo, talvez o artigo de mesmo título publicado na Revista de Estudos Avançados da USP, vol. 10, n. 26, São Paulo, Jan./Apr. 1996, pp. 311-327, possa dar conta da pesquisa.

1993

ROELOFSE-CAMPBELL, Zélie. History and novel writing in Latin America: the example of the rebellion of Canudos. Orientação Mc Maree. 1993. 236 leafes. Tese (Master of Literature) — University of South Africa, Pretoria. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

1992

BARROS, Lourival Holanda. Canudos, fato e fábula: uma leitura d’ Os Sertões, de Euclides da Cunha. Orientação de Philippe Willemart. 1992. 129 f. Tese (Doutorado) — Literatura Brasileira, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

1991

FACIOLI, Valentim Aparecido. Euclides da Cunha: a gênese da forma. Orientação de José Carlos Garbuglio. 1990. 177 f. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991. Clássico do euclidianismo indispensável para qualquer estudioso das doutrinas sociológicas, filosóficas e históricas do século XIX na obra de Euclides.

1990

ANTONIO FILHO, Fadel David. O pensamento geográfico de Euclides da Cunha: uma avaliação. Orientação de Silvio Carlos Bray. 1990. 272 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Faculdade de Geografia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Rio Claro, São Paulo. Trabalho pioneiro. Professor Fadel conhecia profundamente a Amazônia.

CUNHA, Neyde Vieira da. O mito e Os Sertões. 1990. 85 f. Dissertação (Mestrado em Letras) — Ciência da Literatura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

ERICKSON, Sandra Sassetti Fernandes. An intertextual study of Euclides da Cunha’s Os Sertões, R.B. Cunningahame Graham’s A Brazil Mystic, and Mario Vargas Llosa’s La guerra del fin del mundo. 1990. 130 leafes. Dissertation (Master of Arts) — English Language Institute, Texas A&M University, Texas (USA). Publicado em 2006 pela Editora da Universidade Federal da Paraíba com o título Euclides da Cunha, Vargas Llosa & Cunninghame Graham: thrice told tales. Trabalho competente no campo da literatura comparada.

JACKSON, Tiffany Ann. The silenced voices of Canudos. 1990. Thesis (M.A. in Latin American Studies) — University of California, Berkeley.

1989

NASCIMENTO, José Leonardo do. Culture et politique: positivisme et darwinisme social – généalogie d’une sensibilité brésilienne: 1870-1930. 1989. 419 f. Tese (Doutorado em História) — Université de Paris X, Nanterre, França.

SANTOS FILHO, João dos. Guerra dos gravatas vermelhas: 35000 cabeças sem história. 1989. 243 f. Dissertação (Mestrado em História e Filosofia da Educação) — Pontificia Universidade Católica de São Paulo.

1987

ARAÚJO, Joana Luiza Muylaert de. Euclides da Cunha: pensamento e criação literária. Orientação de Ronaldo Lima Lins. 1987. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Literatura) — Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

AVIGHI, Carlos Marcos. Euclides da Cunha jornalista. Orientação de Virgilio Benjamin Noya Pinto. 1987. 502 f. Tese (Doutorado em Jornalismo) — Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BASTOS, José Augusto Cabral Barreto. Incompreensível e bárbaro inimigo: a guerra simbólica contra Canudos. Orientação de Gabriel Cohn. 1987. 253 f. Tese (Doutorado em História) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988. Trabalho publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia.

1986

MATTOS, Beatriz Jaguaribe de. The totalizing narrative: four latin American case studies (Euclides da Cunha, Mario Vargas Llosa, Peru, João Guimarães Rosa, Brazil, Alejo Carpenter, Cuba). 1986. 208 f. Thesis (Ph. D.  Comparative Literature)  — Stanford University, California, USA. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

1981

SEVCENKO, Nicolau. Euclides da Cunha e Lima Barreto: a literatura como missão (1900-1920): estudo comparativo de história sócio-cultural. Orientação de Maria Odila Leite da Silva Dias. 1981. 400 f. Tese (Doutorado) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Clássico do euclidianismo. Trabalho lançado com o título Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. Recentemente, reeditado pela Companhia das Letras.

1979

BASTOS, José Augusto Cabral Barreto. A ideologia dos discursos sobre Canudos. Orientação de José Calasans Brandão da Silva. 1979. 110 f. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) — Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

1977

GROVES, Carol Lee. A stylistic analysis of Os Sertões. 1977. vi, 253 f. Thesis (Ph.D. Academic Portuguese) — University of Wisconsin, Madison, Wisconsin, United States. Não foi possível ter acesso ao trabalho.

1976

GONÇALVES FILHO, Antenor Antônio. Euclides da Cunha e o seu ideal de formação humana. Orientação de Roque Spencer Maciel de Barros. 1976. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. Trabalho pioneiro que conseguiu dar o sentido adequado ao humanismo euclidiano.

1975

ENGLER, Erhard. Euclides da Cunha, ein geistiger Vorkämpfer für die nationale Unabhängigkeit Brasiliens. 1975. Diss. Rostock. Fak. für Gesellschaftswiss, Universität Rostock, Mecklenburg-Vorpommern, Deutschland.

1972

GALVÃO, Walnice Nogueira. No Calor da Hora: estudo sobre representação jornalística da Guerra de Canudos; Quarta Expedição. 1972. 3 v. Tese (Livre Docência) — Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. Clássico do euclidianismo. Trabalho publicado em 1974 (1ª edição), 1977 e 1994 pela Editora Ática. Reeditado pela CEPE Editora em 2019.

ANDRADE, Juan C. P. de (org.). EUCLIDESITE. Bibliografias. Teses e dissertações. Base de dados. São Paulo, 1996-2022. Disponível em: https://euclidesite.com.br/teses. Acesso em: [data].