Fotografias de familiares

ADÉLIA da Cunha Vieira, irmã única de Euclides, s.d. Reprod. Revista do Livro, Rio de Janeiro, p. 10, set. 1959.

ANNA da Cunha ou “Saninha”, esposa de Euclides [18 jun. 1872 -12 maio 1951]. Reprod. de Anna de Assis: história de um trágico amor.

ANNA da Cunha, Solon e Euclides da Cunha Filho, esposa e filhos no quintal de casa, S. J. do Rio Pardo, 1900. Reprod. Ed. Esp. Revista Dom Casmurro, Rio de Janeiro, ano 10, n. 439/40, maio 1946.

ANNA de Assis, viúva de Euclides, aos 37 anos (?), em São João Del Rei, por Dilermando de Assis. Reprod. de Anna de Assis: história de um trágico amor.

ANTÔNIO Moreira Garcez, tio de Euclides, [18- ]. Reprod. Revista do Livro, Rio de Janeiro, p. 9, set. 1959.

ARNALDO Pimenta da Cunha, primo de Euclides da Cunha. Reprod. Iconografia de Euclides da Cunha, de Felipe Pereira Rissato (Instituto Memória, 2011). Acervo: Arnaldo Pimenta da Cunha Neto.

COELHO Neto (1864-1934), amigo de Euclides da Cunha. Acervo Academia Brasileira de Letras.

DILERMANDO de Assis, amante de Anna da Cunha, esposa do escritor, e conhecido de Euclides da Cunha. Reprod. de O Malho.

ELIETHE da Cunha Tostes, filha de Manoel Affonso, neta de Euclides da Cunha e esposa do euclidiano Joel Bicalho Tostes. Coleção Joel Bicalho Tostes.

EUCLIDES da Cunha Filho com uniforme de aspirante da Marinha, Rio de Janeiro, [191- ]. Publicado originalmente em O Malho, Rio de Janeiro, n. 721, 8 jul. 1916. Reprod.  de Iconografia de Euclides da Cunha, de Felipe Pereira Rissato (Instituto Memória, 2011).

EUCLIDES da Cunha Neto formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Foto: Anusse. Nova Friburgo, Rio de Janeiro, s.d. Reprod. de Iconografia de Euclides da Cunha, de Felipe Pereira Rissato (Instituto Memória, 2011).

EUCLIDES NETO, filho de Manoel Affonso e neto de Euclides da Cunha. Coleção Joel Bicalho Tostes.

EUDÓXIA Moreira da Cunha, mãe de Euclides, [186-]. Reprod. Dom Casmurro, RJ, maio 1946.

FRANCISCO ESCOBAR, amigo e colaborador de Euclides da Cunha em São José do Rio Pardo. Fotografia de Artur Silva.

FREDERICO Sólon de Sampaio Ribeiro, major, pai de Anna Emília Ribeiro da Cunha, sogro de Euclides da Cunha. Rio de Janeiro, 23 jul. [189- ]. Reprod. Revista do Livro, Rio de Janeiro, set. 1959.

JOSÉ Honório de Sylos (1869-1958), amigo e colaborador de Euclides em São José do Rio Pardo, São Paulo. Reprod. da Gazeta do Rio Pardo, n. 2296, 12 ago. 2006.

JOSÉ Pimenta da Cunha, tio de Euclides, e família. Da esq. para a dir.: Isaura, Álvaro e Arnaldo (primos de Euclides) e José Pimenta da Cunha e sua esposa Honorina Amália de Pinto Cunha. Salvador, Bahia. Reprod. de Iconografia de Euclides da cunha, de Felipe Pereira Rissato (Instituto Memória, 2011). Acervo: Arnaldo Pimenta da Cunha Neto.

LAURA Constança da Silva Moreira Garcez, tia de Euclides, [18- ]. Reprod. Revista do Livro, Rio de Janeiro, p. 9, set. 1959.

LUDGERO Prestes, alcunha “jaguncinho”, pupilo de Euclides da Cunha, numa foto enviada ao seu protetor, ao se formar professor pela Escola Normal Caetano de Campos, em 1908. Reprod. Wikipédia. verbete Ludgero Prestes. Pesquisa e divulgação provavelmente da historiadora Vanessa Sattamini Varão Monteiro, autora da dissertação de mestrado intitulada Canudos: as crianças do sertão como butim de guerra. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em História) — PUC, Rio de Janeiro, 2007. Não foi possível ter acesso ao trabalho nem contato com a pesquisadora.

LUDGERO Prestes, pupilo de Euclides da Cunha, e seus alunos em Grupo Escolar de Bebedouro, São Paulo, em 1913. Ludgero é o diretor. Está no centro, de paletó negro. Reprod. Wikipédia. verbete Ludgero Prestes apud São Paulo (Estado). Inspetoria Geral do Ensino. Anuário do Ensino do Estado de São Paulo, São Paulo, 1913.

MANOEL Affonso, filho de Euclides, em pé, ao fundo, o 2.º com gravata borboleta, seguido da esposa Albertina. No meio, sentados, os pais de Albertina: Preciosa e José, que está segurando a neta Maria Auxiliadora (a única viva). Na sua frente, as duas outras filhas: a menina Norma, sentada com vestido escuro, e Elietthe, com os pés na almofada. Cordeiro (RJ), 1928. Reprod. Gazeta do Rio Pardo, 18 abr. 2006. Coleção Joel Bicalho Tostes.

MANOEL Affonso, filho de Euclides, num time de futebol de Cordeiro, Rio de Janeiro. Reprod. de Adelino Brandão, Águas de amargura. Coleção Joel Bicalho Tostes.

MANOEL Affonso, Solon e Quidinho. Manoel Affonso (sentado), Solon (centro) e Euclides da Cunha Filho, filhos de Euclides da Cunha, por Bastos Dias, [1906].

MANOEL Affonso, único filho de Euclides da Cunha a deixar descendentes. Coleção Joel Bicalho Tostes.

MANOEL Rodrigues Pimenta da Cunha (pai de Euclides da Cunha), José Pimenta da Cunha (tio) e ministro Otaviano Vieira (cunhado), s.d. Reprod. de Francisco Venâncio Filho, Euclides da Cunha a seus amigos, 1938.

MANOEL Rodrigues Pimenta da Cunha, pai de Euclides da Cunha, Rio de Janeiro, 23 dez. 1878. Foto: Modesto Ribeiro. Reprod. de Iconografia de Euclides da Cunha, de Felipe Rissato (Instituto Memória, 2011). Acervo: Casa de Cultura Euclides da Cunha, São José do Rio Pardo, SP.

MANOEL Rodrigues Pimenta da Cunha, pai de Euclides, com gravata. Reprod. Dom Casmurro, Rio de Janeiro, maio 1946.

MANOEL Rodrigues Pimenta da Cunha, pai de Euclides da Cunha. Frontal. Reprod. Ed. Esp. Revista Dom Casmurro, Rio de Janeiro, ano 10, n. 439/40, maio 1946.

MARIA Auxiliadora, filha de Manoel Affonso e neta de Euclides da Cunha. Coleção Joel Bicalho Tostes.

NORMA, filha de Manoel Affonso e neta de Euclides da Cunha. Coleção Joel Bicalho Tostes.

OCTAVIANO da Costa Vieira, cunhado de Euclides da Cunha. Reprod. Iconografia de Euclides da Cunha, de Felipe Pereira Rissato (Instituto Memória, 2011)

SOLON (esq.) e Euclides da Cunha Filho, filhos de Euclides da Cunha. Reprod. de Dom Casmurro, Rio de Janeiro, maio 1946.

SOLON (sentado à esq.), Quidinho (sentado à dir.) e José Carlos Rodrigues (em pé) de terno escuro [1911-6?]. Reprod. de Adelino Brandão, Águas de amargura.

SOLON e Quidinho, filhos de Euclides da Cunha. Reprod. da Revista do Livro, p. 78, set. 1959.

TEODORO Sampaio, amigo e colaborador de Euclides da Cunha. Reprodução.