Obras do engenheiro Euclides da Cunha

Por Estado

Amazonas e Acre
Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo — Interior
São Paulo — Litoral

Por município

Areias (SP)
Bananal (SP)
Bertioga (SP)
Búzios (SP)
Caçapava (SP)
Cachoeira Paulista (SP)
Caconde (SP)
Campanha (MG)
Caraguatatuba (SP)
Cruzeiro (SP)
Cunha (SP)
Delta (MG)
Guararema (SP)
Guaratinguetá (SP)
Guarulhos (SP)
Ilhabela (Ilha da Vitória) (SP)
Jacareí (SP)
Jambeiro (SP)
Lavrinhas (SP)
Lorena (SP)
Monteiro Lobato (antiga Vila de Buquira) (SP)
Natividade da Serra (antiga Vila de Natividade) (SP)
Paraibuna (SP)
Pindamonhangaba (SP)
Piquete (SP)
Piracaia (SP)
Queluz (SP)
Redenção da Serra (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Santa Branca (SP)
Santa Isabel (SP)
Santos (SP)
São José do Barreiro (SP)
São José dos Campos (SP)
São José do Rio Pardo (SP)
São Luiz do Paraitinga (SP)
Silveiras (SP)
Taubaté (SP)
Tremembé (SP)
Ubatuba (SP)

Engenharia militar

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Gamboa, Centro)

1. Fortificação das trincheiras do morro da Saúde durante a Revolta da Armada (22 dez. 1893)

Minas Gerais

Campanha

2. Adaptação de um prédio da Santa Casa de Misericórdia para servir de quartel ao regimento de cavalaria (28 de março a maio de 1895)

Porto da Ponte Alta (atual Delta)

3. Ponte de madeira sobre o rio Grande (Auto nº 1.338, de 1º abr. 1897)

Engenharia civil

São Paulo — Interior

São José do Rio Pardo

4. Revisão de estudo de uma ponte sobre o rio Pardo, na estrada de Botucatu a ribeirão Grande (Auto nº 3.230, de 12 jun. 1897)
5. Fiscalização da construção da ponte metálica sobre o rio Pardo (maio de 1896 a 18 de setembro)
6. Reconstrução de ponte metálica sobre o rio Pardo (janeiro de 1898 a 18 de maio de 1901)
7. Direção de construção da estrada de São José do Rio Pardo a Caconde, segundo o jornal O Rio Pardo, dez 1900

JacareíSanta Isabel e Guararema

8. Prédio do Grupo Escolar de Jacareí (Autos nº 5.894, de 22 jan. 1902, nº 2.259, de 4 maio 1903 e nº 5.500, de 30 jul. 1903). Parece que se trata do Grupo Escolar Coronel Carlos Porto, localizado no Solar Gomes Leitão, atual E.E. Carlos Porto
9. Prédio da velha Cadeia (Auto nº 624, de 7 jan. 1902)
10. Ponte metálica sobre o rio Paraíba (Auto nº 1.422, de 6 mar. 1902)
11. Ponte sobre o Ribeirão Guararema (Autos nº 1.345, de 4 jul. 1902 e 2.883, de 7 maio 1902)

Santa Isabel

12. Ponte sobre o Rio Parateí (Auto nº 2.447, de 12 abr. 1902)
13. Ponte sobre o rio Jaguarí (Auto nº 3.727, de 7 jun. 1902)
14. Ponte sobre o rio do Peixe (Auto nº 307, de 13 jan. 1903)

Santa Branca

15. Ponte metálica sobre o rio Paraíba [do Sul] (Autos nº 314, de 3 fev. 1902 e nº 1.399, de 21 fev. 1902)
16. Pontilhão sobre o ribeirão de Gumeatinga (Auto nº 2.382, de 4 maio 1903)

Paraibuna

17. Prédio para o Grupo Escolar (Autos nº 437, de 15 jan. 1902, nº 6.185, de 13 set. 1902 e nº 1.549, de 31 jul. 1903)
18. Ponte de madeira sobre o rio Paraibuna (Auto nº 4.119, de 30 ago. 1903)

São José dos Campos e Vila de Buquira (atual Monteiro Lobato)

19. [Estudo prévio para a construção de] Ponte de madeira sobre o rio Paraíba (21 jul. 1902)
20. Pontilhão sobre o ribeirão Buquira (Auto nº 2.369, de 10 abr. 1902)

Caçapava e Jambeiro

21. Engenheiro-auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil (1º fev.)
22. Ponte metálica sobre o Paraíba e pontilhões do Aterrado (Autos nº 7.180, de 1º nov. 1902 e nº 1.064, de 12 fev. 1903)
23. Pontilhões sobre os Ribeirões Jurubatuba, Judeu e Dutra (Autos nº 4.854, de 31 jul. 1902 e nº 7.116, de 17 nov. 1902)
24. Prédio da Cadeia (Auto nº 7.838, de 6 dez. 1903)
25. Pontilhão sobre o ribeirão Serrinha (Auto nº 6.392, de 2 set. 1902)
26. [Orçamento para o] Pontilhão sobre o Ribeirão “José Pereira” (Auto nº 2.494, de 16 abr. 1902)

Taubaté

27. Edifício para o Grupo Escolar “Lopes Chaves” (Auto nº Autos nº 693, de 24 jan. 1902), nº 1.267, de 19 fev. 1902 e nº 4.987, de 21 jul. 1902)
28. Ponte de madeira sobre o Paraíba, no bairro de Quiririm (Auto nº 1.511, de 13 mar. 1903)
29. Escola Pública Masculina do bairro de Quiririm (Auto nº 1.018, de 12 fev. 1903)

São Luiz do Paraitinga

30. Estrada de rodagem para Taubaté (Auto nº 7.473, de 17 nov. 1902)
31. Adaptação de prédio para Grupo Escolar Cel. Domingues de Castro (Autos nº 3.869, de 12 jun. 1902, nº 8.763, de 20 dez. 1902 e nº 5.462, de 19 nov. 1903)
32. Revisão de estudo de ponte de madeira sobre o rio Paraitinga (Auto nº 390, de 26 jan. 1900)

Vila de Redenção (atual Redenção da Serra)

33. Estrada de rodagem para Taubaté e Natividade (Autos nº 1.325, de 22 fev. 1902 e nº 3.492, de 29 maio 1902)

Vila de Natividade (antiga Capela do Rio do Peixe e atual Natividade da Serra)

34. A balsa do “Bairro Alto” (Autos nº 1.072, de 10 fev. 1902 e nº 2.106, de 31 maio 1902)

Tremembé

35. Ponte de madeira sobre o rio Paraíba (Auto nº 1.310, de 1º mar. 1902)

Pindamonhangaba

36. Edifício para o Grupo Escolar “Alfredo Pujol” (Autos nº 6.493, de 26 set. 1902, 7.517, de 21 nov. 1902 e 2.308, de 29 abr. 1903)
37. Ponte sobre o rio Piracuama (Auto nº 5.725, de 23 ago. 1902)
38. Prédio da velha Cadeia (Auto nº 2.953, de 13 abr. 1903)

Guaratinguetá

39. Edifício para a nova Cadeia (Autos nº 863, de 4 fev. 1902 e 1.808, de 18 mar. 1902)
40. Ponte metálica sobre o rio Paraíba (Autos nº 4.082, de 26 fev. 1902 e 5.285, de 24 jul. 1902)
41. Ponte particular de madeira sobre o rio Paraíba, no bairro do Putim (Auto nº 2.644, de 24 abr. 1902)
42. Adaptação de prédio para a Escola Complementar (Auto nº 394, de 15 jan. 1903)
43. [Reforma] do Grupo Escolar “Flamínio Lessa” (Auto nº 536, de 20 jan. 1903)
44. Pontilhão sobre o córrego “Roseira Velha“, na estrada de Pindamonhangaba
45. Pontilhão sobre o córrego “Jorge Velho“, na estrada de Lorena (Auto nº 3.516)
46. Reforma do trecho guaratinguetaense da estrada para Cunha

Cunha

47. Estrada de rodagem para Guaratinguetá (Auto nº 8.638, de 21 nov. 1901)
48. Ponte sobre o rio Paraitinga (Autos nº 7.874, de 8 dez. 1902 e 1.435, de 4 mar. 1903)
49. Prédio da Cadeia e casa da Câmara (Auto nº 464, de 16 jan. 1902)

Lorena

50. Ponte metálica sobre o rio Paraíba (Auto nº 1.983, de 23 mar. 1902)
51. Reforma do prédio da Cadeia (Autos nº 2.444, de 12 abr. 1902 e 5.164, de 3 nov. 1902)
52. Pontilhões na estrada para a Vila de Bocaina (Auto nº 6.185, de 13 set. 1902)
53. Grupo Escolar “Gabriel Prestes” (Auto nº 146, de 6 jan. 1903)
54. Escola Pública do bairro de Canas (Auto nº 1.031, de 13 fev. 1903)
55. Projeto e orçamento para a reconstrução da ponte sobre o ribeirão do “Ronco“, na estrada para Piquete (Auto nº 6.414)
56. Projeto, orçamento e direção do serviço de alteamento do aterro inicial na estrada para Piquete
57. Estudo, parecer e classificação das propostas para o serviço de esgotos de Lorena

Vila Vieira do Piquete [atual Piquete]

58. Estrada de rodagem de Lorena a Minas Gerais

Vila da Bocaina (atual Cachoeira Paulista)

59. Direção de obra da Ponte sobre o ribeirão “Palmital” (Autos nº 3.415, de 26 maio 1902 e 8.337, de 31 dez. 1902)

Vila de Jataí [atual Distrito de Itagaçaba e anexo ao município de Cruzeiro]

60. Estrada de rodagem para Silveiras e Cachoeira (Auto nº 149, de 19 jan. 1903)
61. Edifício da Cadeia (Auto nº 520, de 20 jan. 1903)

Vila do Cruzeiro [atual Cruzeiro]

62. Pontilhões sobre os ribeirões “Embaú”, “Quilombo” e “Passa-Vinte” (Auto nº 673, de 27 jan. 1902)
63. Balsa sobre o rio Paraíba

São Francisco de Paula dos Pinheiros [atual Lavrinhas]

64. Ponte de madeira sobre o rio Paraíba, na estação de Lavrinhas (Auto nº 1.603, de 9 mar. 1902)
65. Prédio da Cadeia (Auto nº 2.270, de 14 ago. 1903)

Queluz

66. Ponte metálica sobre o Paraíba (Auto nº 687, de 28 jan. 1902)
67. Ponte sobre o ribeirão do Entupido (Auto nº 1.747)
68. Prédio da velha Cadeia (Auto nº 2.540, de 20 maio 1903)

Silveiras

69. Novo prédio para a Cadeia e Fórum (Auto nº 1.308, de 3 abr. 1902)
70. Estrada para Campos Novos e Cunha (Auto nº 1.302, de 21 fev. 1902). Ver Numa volta do passado, de Euclides da Cunha

Areias

71. Reforma do prédio da Cadeia (Autos nº 1.017, de 8 fev. 1902 e 3.087, de 10 maio 1902)
72. Pontilhão sobre o córrego São Domingos (Auto nº 1.312, de 21 fev. 1902)

São José do Barreiro

73. Ponte sobre o ribeirão Barreiro (auto nº 3.346, de 22 maio 1902)
74. Projeto e orçamento do prédio da Cadeia (Auto nº 1.768, de 28 mar. 1903)
75. Pontilhão do Pau D’Alho (Auto nº 2.066, de 14 abr. 1903)

Bananal

76. Edifício da Cadeia (Auto nº 8.233, de 26 dez. 1902)

Conceição dos Guarulhos [atual Guarulhos]

77. Orçamento para conserto de uma ponte de madeira sobre o rio Tietê, na estrada de Penha de França a Guarulhos (Auto nº 112, de 7 nov. 1895)

Santo Antônio da Cachoeira [atual bairro do município de Piracaia]

78. Parecer a pedido de pagamento

São Paulo — Litoral

Bertioga

79. Proposta de reparos em dois fortes de Bertioga

Ubatuba

80. Prédio do posto policial (Auto nº 4.919, de 22 jul. 1902, aditado por Auto nº 6.509, de 27 set. 1902)
81. Reforma de pontilhão sobre o rio Lagoa, na estrada para Caraguatatuba (Auto nº 1.441, de 10 mar. 1903)
82. Reconstrução da ponte sobre o ribeirão Cachoeira de Itapetininga Assu, na estrada para S. Luiz do Paraitinga (Auto nº 2.571, de 29 maio 1903)
83. Instalação de uma balsa sobre o rio Porunga, na estrada para Parati (Auto nº 4.530, de 25 set. 1903)

Caraguatatuba

84. Pontilhões sobre os ribeirões “Lagoa” e “Santo Antônio” (Autos nº 64, de 3 jan. 1903 e 5.327, de 28 nov. 1903)
85. Esboço das estradas que vão a Caraguatatuba (Auto nº 1.005, de 30 out. 1902)

Ilha dos Búzios e da Vitória (atual Ilhabela)

86. Relatório acerca de exploração das ilhas para instalação de colônia penal

Santos

87. Obras de Saneamento (15 de janeiro a 24 de abril de 1904)

Amazonas e Acre

88. Reconhecimento, investigações e levantamentos técnicos para composição do Relatório da Comissão Mista Brasileiro-Peruana do Alto Purus, cobrindo 21 municípios do Amazonas e do Acre, bem como parte do território peruano
89. Cartas do rio Purus e consultoria em cartografia
90. Documentário [Minuta de Relatório ao Barão do Rio Branco]
91. Notas e supervisão do Diário de marcha