[Duas páginas sobre geologia]

[…] invariável do universo transmitida aos seus aparelhos de vagas e correntes pelas roldanas invisíveis dos alísios. A costa, que precisamente naquele trecho deixa a sua direção geral, para correr de leste a oeste, facilitava o ataque. Entregava-se-lhe toda, antepondo, de chapa, a sua organização maciça à golpeadura rítmica das marés ou nos abalos repentinos das tormentas trazidas pelos ventos dominantes do sul. E o Atlântico investiu com ela pela brecha daquele antigo rio.

Não há descrever-lhe, pormenorizada, a tarefa secular. Os fastos geológicos são as mais das vezes uma soma prodigiosa de minúcias. Nulos dentro do círculo da existência individual e do da própria existência histórica, avultam nos resultados finais transcorridos os períodos em que se operam. Assombram-nos como efeitos de cataclismos, mas desdobram-se inapreciáveis a distensão das idades à maneira de revolução enfraquecidas por uma dilatação no tempo.

Ademais, no caso que enfrentamos houve uma ação complexa. Foi a princípio um demorado solapamento dos mais avantajados esporões das serras, esboçando-se os primeiros escarpamentos sem que estes tivessem a continuidade das falésias que sobranceiam outras plagas. A composição geognóstica do litoral contrapondo, aos assaltos a resistência variável de uma rocha que tem ao lado da plasticidade da mica a rigidez incoercível do quartzo, de sorte que o lento recuo da terra rijamente batida pela artilharia de seixos e graeiros do mar, conforme a pinturesca imagem de Playfair, contrastava em diferentes pontos com as avançadas atrevidas dos pontais onde se despedaçavam os arremessos incessantes das águas. O conflito equilibrou-se em começo entre o mar lacerado pelos promontórios e a terra corroída pelas angras. Mas estas eram como brechas numa muralha combatida. Penetrando-as, a vaga transmudava-se em torrente. As suas forças agitadas, dispersas fora nos espraiamentos circulares e no arfar das ondulações banzeiras ou na arrebentação estrepitosa, uniam-se convergindo na passagem estreita; compunham-se numa cauda e invadindo de chofre as longas galerias, […], desgastando-as no atritar dos blocos arrastados ou faziam-nas desabar em grandes lanços, sobretudo quando o sudoeste em subitâneas lufadas apertava-lhes entre as hordas a agitação tumultuosa dos marouços. Ao mesmo tempo noutros pontos, nos ásperos cabuchos prefigurando promontórios, degradavam-se os istmos e iam destacando-se em ilhas de erosão os pedaços do continente desbastado: aqui maiores e mais altas, guardando um resto de floresta dentro da cercadura protetora dos fraguedos; além, menores e mais rígidas, desnudas e a prumo sobre os marulhos, em núcleos compactos que se não destruiriam nunca, feito blocos destinados à estatuária ciclópica do oceano; e por toda a banda, fervilhando nas abras recém abertas, desaparecendo nas enchentes vivas, para repontarem numerosíssimas nas vazantes, os farelhões em que se fragmentavam os cabos, coalhando toda a superfície líquida em cachopos desordenadamente esparsos como entulhos da paragem demolida, removidas a esmo pelas águas…

Assim, desde o bloquear dos costais aspérrimos que a mareta se transforma em balestra e aríete ao esmoer dos duríssimos pedrouços abrolhando no arrebentar das ondas irrequietas que os torneiam e os cobrem, e os suplantam, esfacelando-os e dissolvendo-os.

O mar por ali exercitou um assalto complexo cujas peripécias ficarão para todo o sempre ignoradas. Prevê-se apenas que no antigo rio se refletiam os contrachoques da luta. Mas grandemente atenuados. Transmitiam-lhos as marés que periodicamente o represavam e o invadiam alteando-lhe o nível por maneira a espraiá-lo nas terras mais baixas fazendo-o ilhar nos cômoros ribeirinhos e exercer sobre eles o mesmo esforço devastador. Este, porém, diminuiria na medida do afastamento da barra permitindo uma molduragem menos golpeante que ainda hoje podemos contemplar, continuamente mais branda, das linhas duras e vivas do Pão de Açúcar às encostas clivosas da Boa Viagem, aos perfis arredondados das ilhas do Mocanguê às praias finamente rendilhadas e mansas de Paquetá.

É que neste âmago remansado as ablações marítimas tinham o corretivo da denudação subaérea, menos ruidosa e mais fecunda, agindo ao través dos […]

Como citar
CUNHA, Euclides da. [Duas páginas sobre geologia]. In: EUCLIDESITE. Obras de Euclides da Cunha. Dispersos e fragmentos. São Paulo, 2021. Disponível em: https://euclidesite.com.br/obras-de-euclides/dispersos-e-fragmentos/duas-paginas-sobre-geologia/. Acesso em: [data]. Reprod. de: In: CUNHA, Euclides da. Ensaios e inéditos. Coord. Leopoldo M. Bernucci, Francisco Foot Hardman, org. estabel. de texto, prefácio e notas por Leopoldo M. Bernucci, Felipe Pereira Rissato. São Paulo: Editora UNESP, 2018. p.117-120. Fonte: Manuscrito incompleto e sem título. pp 7-8. c. 1908. Acervo Fundação Biblioteca Nacional.