Antenome Pimenta

[timbre] Joel Bicalho Tostes
“Euclides aproxima as pessoas”

Rio, 24 maio 2005.

Meu prezado Juan Carlos
(…)
Quanto ao Pimenta, esclareço: acima de tudo e de todos fico com o próprio Euclides, que jamais o usou em qualquer papel. Nos inúmeros documentos do Arq. Histórico do Exército, só consta Euclides Rodrigues da Cunha; na papelada para o casamento dele, a mesma coisa; idem em procurações por ele assinadas; ademais, fora Euclides, fico por exemplo com Galotti e Silvio Rabello, que escreveu na página 11 de sua biografia o seguinte:

… No livro de assentamento da freguesia, o vigário Geminiano da Piedade Miranda fez constar: Aos vinte e quatro de novembro de mil oitocentos e sessenta e seis, batizei e pus os santos óleos a Euclides, branco, nascido a vinte… ano, filho legítimo de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e Eudóxia…; foram padrinhos José Teixeira…

Tinha e tenho muito respeito pelo Roberto Ventura. Mas por todos esses motivos, e vendo até a vontade do nosso Euclides, para a família prevalece o ERC. Há, como você concordará, divergência importante a esclarecer. Quando tiver ocasião, irei até Euclidelândia ver os livros paroquiais. Há um evidente contraponto nessa história.
(…)
Até. Grande abraço do amigo

Joel

Como citar
TOSTES, Joel Bicalho. [Carta datilografada] Destinatário: Juan C. P. de Andrade. Rio de Janeiro, 24 maio 2005. 1 carta. Contra-argumenta sobre o antenome Pimenta que consta na certidão de nascimento recuperada pela biografia de Roberto Ventura. Disponível em: https://euclidesite.com.br/documentos. Acesso em: [data].