[timbre] Joel Bicalho Tostes
“Euclides aproxima as pessoas”
Rio, 24 maio 2005.
Meu prezado Juan Carlos
(…)
Quanto ao Pimenta, esclareço: acima de tudo e de todos fico com o próprio Euclides, que jamais o usou em qualquer papel. Nos inúmeros documentos do Arq. Histórico do Exército, só consta Euclides Rodrigues da Cunha; na papelada para o casamento dele, a mesma coisa; idem em procurações por ele assinadas; ademais, fora Euclides, fico por exemplo com Galotti e Silvio Rabello, que escreveu na página 11 de sua biografia o seguinte:
… No livro de assentamento da freguesia, o vigário Geminiano da Piedade Miranda fez constar: Aos vinte e quatro de novembro de mil oitocentos e sessenta e seis, batizei e pus os santos óleos a Euclides, branco, nascido a vinte… ano, filho legítimo de Manuel Rodrigues Pimenta da Cunha e Eudóxia…; foram padrinhos José Teixeira…
Tinha e tenho muito respeito pelo Roberto Ventura. Mas por todos esses motivos, e vendo até a vontade do nosso Euclides, para a família prevalece o ERC. Há, como você concordará, divergência importante a esclarecer. Quando tiver ocasião, irei até Euclidelândia ver os livros paroquiais. Há um evidente contraponto nessa história.
(…)
Até. Grande abraço do amigo
Joel