Livro eletrônico Euclides da Cunha e Os Sertões, organizado pelo Prof. Dr. Alberto Lins Caldas (Universidade Federal de Rondônia). Trata-se de uma antologia de excelentes artigos.
Especial do jornal O Estado de S. Paulo com correspondências, artigos publicados por Euclides da Cunha no periódico, valiosas contribuições críticas sobre a obra do escritor e excepcional edição de arte.
Iniciativa dos organizadores do Projeto 100 anos sem Euclides que busca promover as atividades do evento (2009) e divulgar ações culturais dos euclidianos fluminenses.
O Projeto República (núcleo de pesquisa, documentação e memória) é vinculado ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi criado em setembro de 2001, pelos professores Heloisa Maria Murgel Starling e Rodrigo Patto Sá Motta, e tem como foco o período histórico republicano brasileiro e o estudo da temática do republicanismo. Conteúdo farto e confiável.
Projeto de realização de cursos, oficinas, mesas-redondas, eventos culturais, saraus lítero-musicais, contação de histórias, manutenção de espaço virtual na internet e outras ferramentas de divulgação e acesso ao patrimônio cultural local, realizado na Casa de Euclides da Cunha (Cantagalo, Rio de Janeiro).
Página com o objetivo de divulgar a cultura, Euclides da Cunha e São José do Rio Pardo. Encontra-se a reunião de vários textos e conteúdos que foram selecionados durante muitos anos em vários sites, sendo uma fonte de consulta.
Há exposição permanente de peças importantes para o entendimento da narrativa de Os Sertões. Rua Esmelinda Brandão, s/nº, Centro, Petrolina, Pernambuco.
Cicatrizes submersas: uma ilustração de Canudos
Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Exposição do artista plástico Descartes Gadelha que, juntamente com Os Sertões, deu origem ao trabalho acadêmico pioneiro de Maria Inês Pinheiro Cardoso Salles intitulado Cicatrizes submersas d‘Os Sertões (1998).