Mensagem aos Trabalhadores

[A data do 1º de maio é uma] festa exclusivamente popular, ela se destina a preparar o advento da mais nobre e fecunda das aspirações humanas: a reabilitação do proletariado pela exata distribuição de justiça, cuja fórmula suprema consiste em dar a cada um o que cada um merece. Daí a abolição dos privilégios derivados quer do nascimento, quer da fortuna, quer da força. Para esse fim é mister promover a solidariedade entre todos os que formam a imensa maioria dos oprimidos sobre que pesam as grandes injustiças das instituições e preconceitos sociais da atualidade, destinados a desaparecer para que reine a paz e a felicidades entre os povos civilizados. Promovendo, entre nós, a comemoração de uma data tão notável, o clube “Filhos do Trabalho” promoverá a divulgação dos princípios essenciais do programa socialista, empenhando-se em difundi-los entre todas as classes sociais.[ 1 ]

Como citar
CUNHA, Euclides da. Mensagem aos Trabalhadores. O Proletário. São José do Rio Pardo, 6 de maio de 1900. ANDRADE, Juan C. P. de. (org.). EUCLIDESITE. Obras de Euclides da Cunha. Dispersos e fragmentos. Mensagem aos Trabalhadores. São Paulo, 2025. Disponível em: https://euclidesite.com.br/obras-de-euclides/dispersos-e-fragmentos. Acesso em: [data].
[ 1 ] Texto de autenticidade duvidosa publicado em O Proletário, órgão do Clube Democrático Internacional Filhos do Trabalho. São José do Rio Pardo, 6 de maio de 1900. Transcrito (sem as notas) de: CUNHA, Euclides da. Obra completa (2009). v. 1, p. 814. Estudiosos divergem a respeito da autenticidade do texto. Cf. Adelino Brandão, em Euclides da Cunha: bibliografia comentada (1884-2001), 2001, pp. 24-25, bem como Mauro Rosso, “Euclides da Cunha, Político”. Baleia na rede. Marília. v. 1, nº 6, pp. 250-270, 2009, p. 268. N. do E.