links

EUCLIDIANOS E PARCEIROS
Casa de Cultura Euclides da Cunha: São José do Rio Pardo (São Paulo)
Documentário TV Cultura de São Paulo: Apresentação histórica e sociológica de Os Sertões.
Coletivo euclidiano: Grupo de estudos O Berrante online.
Euclides da Cunha e Os Sertões: Livro eletrônico Euclides da Cunha e Os Sertões, organizado pelo Prof. Dr. Alberto Lins Caldas (Universidade Federal de Rondônia). Trata-se de uma antologia de excelentes artigos.
Euclides da Cunha: Site patrocinado pela Academia Brasileira de Letras.
Conhecendo Euclides da Cunha: Euclides da Cunha pelo euclidiano Rodolpho José Del Guerra.
Os Sertões: os 100 anos de um clássico: Especial do jornal O Estado de S. Paulo.
Instituto Cultural Oswaldo Galotti: Portal do euclidiano Álvaro R. O. Netto, organizado pelo Prof. Victor Félice. Referência indispensável de notícias do euclidianismo.
Programa de Extensão “Caminhos da Serra Fluminense” (antigo Projeto 100 anos sem Euclides): Site do Seminário Internacional 100 anos sem Euclides (1909-2009), que está reunindo grande conteúdo.
Blog do Programa de Extensão “Caminhos da Serra Fluminense” (antigo Projeto 100 anos sem Euclides): Iniciativa dos organizadores do Projeto 100 anos sem Euclides que busca promover as atividades do evento (2009) e divulgar ações culturais dos euclidianos fluminenses.
A História de Canudos: O maior e melhor site sobre Canudos. Produzido pela equipe do Portfolium, dirigida pelo Prof. Antonio Olavo. Movimento Popular e Histórico de Canudos
Projeto República: O Projeto República (núcleo de pesquisa, documentação e memória) é vinculado ao Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi criado em setembro de 2001, pelos professores Heloisa Maria Murgel Starling e Rodrigo Patto Sá Motta, e tem como foco o período histórico republicano brasileiro e o estudo da temática do republicanismo. Conteúdo farto e confiável.
Jornal O Democrata: São José do Rio Pardo. Publicou e ainda publica inéditos e textos fundamentais para a comunidade euclidiana.
Gazeta do Rio Pardo: Jornal tradicional de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo. Possui grande base de dados sobre a Semana Euclidiana e Euclides da Cunha. Infelizmente, está disponível apenas para assinantes.
Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides: Projeto de realização de cursos, oficinas, mesas-redondas, eventos culturais, saraus lítero-musicais, contação de histórias, manutenção de espaço virtual na internet e outras ferramentas de divulgação e acesso ao patrimônio cultural local, realizado na Casa de Euclides da Cunha (Cantagalo, Rio de Janeiro).
José Calasans | Professor | Historiador | Folclorista. Página organizada por Madalena Calasans e Claude Santos para reunir os trabalhos do maior estudioso da campanha de Canudos.
Euclides e o berço de Os Sertões: Página com o objetivo de divulgar a cultura, Euclides da Cunha e São José do Rio Pardo. Encontra-se a reunião de vários textos e conteúdos que foram selecionados durante muitos anos em vários sites, sendo uma fonte de consulta.

LOCAIS
Bahia
Casa de Canudos: Rua D. Pedro I, nº 1184, Euclides da Cunha, Estado da Bahia.
Centro de Estudos Baianos — Núcleo Sertão: Rua Barão de Geremoabo, s/n. Campus Universitário de Ondina, Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia.
Centro de Estudos Euclydes da Cunha — Universidade do Estado da Bahia: Largo do Carmo, 4 Centro Histórico, Salvador, Bahia.

Ceará
Museu do Sertão: Há exposição permanente de peças importantes para o entendimento da narrativa de Os Sertões: Rua Esmelinda Brandão, s/n, Centro, Petrolina, Pernambuco.
Cicatrizes submersas: uma ilustração de Canudos Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Exposição do artista plástico Descartes Gadelha que, juntamente com Os Sertões, deu origem ao trabalho acadêmico pioneiro de Maria Inês Pinheiro Cardoso Salles intitulado Cicatrizes submersas d‘Os Sertões (1998).

Minas Gerais, Campanha
Centro de Estudos Campanhense Monsenhor Lefort: Rua João Luiz Alves, 26 Campanha, Minas Gerais.

Rio de Janeiro, capital
Academia Brasileira de Letras: Av. Pres. Wilson, 203 Castelo, Rio de Janeiro.
Arquivo Histórico do Itamaraty, Fundação Alexandre de Gusmão: Av. Marechal Floriano, 196 Centro, Rio de Janeiro.
Arquivo Nacional: Rua Azeredo Coutinho, 77 Centro, Rio de Janeiro.
Biblioteca Nacional (Brasil): Av. Rio Branco, 219/39 (sede) Centro, Rio de Janeiro.
Colégio Pedro II: Av. Marechal Floriano, 80 Centro, Rio de Janeiro.
Real Gabinete Português de Leitura: Biblioteca frequentada por Euclides da Cunha: Rua Luís de Camões, 30 Centro, Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro, Cantagalo
Memorial Euclides da Cunha: Fazenda da Saudade, Euclidelândia (Distrito de Cantagalo), Rio de Janeiro.
Museu da Justiça do Rio de Janeiro: R. Dom Manuel, 29 3°. andar Centro, Rio de Janeiro.

São Paulo, São José do Rio Pardo
Casa de Cultura Euclides da Cunha: Rua Marechal Floriano, 105 Centro, São José do Rio Pardo, São Paulo.
Centro de Memória Prof. Rodolpho José Del Guerra: Av. Dep. Eduardo Vicente Nasser, 1020 São José do Rio Pardo, São Paulo.
Museu Rio-Pardense Arsênio Frigo: Praça Capitão Vicente Dias, 9 Centro, São José do Rio Pardo, São Paulo.
Gazeta do Rio Pardo: Rua Ananias Barbosa, 360 Centro, São José do Rio Pardo, São Paulo.

São Paulo, Campinas
Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio: Unicamp, Cidade Universitária Zeferino Vaz Barão Geraldo, bloco 1 do Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, São Paulo.

São Paulo, capital
Biblioteca Municipal Mário de Andrade: Rua da Consolação, 94 Praça Dom José Gaspar, Centro, São Paulo.

São Paulo, Lorena
Arquivo Municipal de Lorena: Rua Conde Moreira Lima, s/nº, Lorena.
Biblioteca da Faculdade Salesiana: Rua Dom Bosco, 284, Centro, Lorena.
Biblioteca Conde de Moreira Lima, Faculdades Integradas Teresa D’Ávila: Av. Peixoto de Castro, 539, Vila Celeste, Lorena.