artigos | Por que Euclides da Cunha?

Como citar
GALOTTI, Oswaldo. Por que Euclides da Cunha? In: Euclides da Cunha site. Artigos. Disponível em http://euclidesite.com.br/artigos. Acesso em [data]. Publicado originalmente no extinto site oficial da família de Euclides por Joel Bicalho Tostes.
Reprodução permitida para todos os fins, desde que citada a fonte

Porque sua obra é a preocupação com a organização social do Brasil. Como autêntico patriota ele denunciou o atraso social e econômico de várias áreas do país que viviam à margem da Nação.

Porque com sua cultura e sua sensibilidade procurou nos sintonizar com a realidade brasileira.

Porque, de maneira mais específica, procurou conscientizar os brasileiros sobre a verdade do Nordeste, da Amazônia, da questão de nossas fronteiras e da necessidade de um maior entendimento entre as nações sul-americanas.

Porque defendeu, com coerência e convicção, o sentido de liberdade, individual e coletiva, que existe no contexto dos ideais democráticos da República.

Porque sua linguagem, tão artística e eloqüente, se constitui numa das mais belas e originais páginas da literatura brasileira. Ele sentiu, também, que a linguagem emocional pode tornar o fato científico melhor e mais penetrantemente compreendido.

Porque, afinal, foi exemplo à juventude e aos adultos na dedicação aos problemas e ao destino de sua terra e de seu povo, com nobreza, com sinceridade e com retidão.

Por todos esses aspectos, EUCLIDES merece o intenso culto que lhe é devotado.